Foto: Caio Ramos
A proposta formativa produzida pela Escola Porto Iracema das Artes acompanha Joy, uma jovem exploradora do universo audiovisual, que se lança no desafio de editar seu primeiro filme de forma independente. A primeira exibição dos episódios acontece nesta quarta-feira, 4/09, no Cinema do Dragão, às 16h. O percurso formativo baseado no conteúdo da série tem início em outubro de 2024
Visando oferecer percursos formativos gratuitos, autoinstrucionais e acessíveis a jovens entre 15 e 29 anos, residentes no Ceará, a Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – lança uma nova proposta formativa, com o percurso de audiovisual Mundo-Imagem, um projeto-piloto com carga horária de 40 horas, dividido em quatro unidades.
Mundo-Imagem é uma ação formativa que busca compartilhar saberes e técnicas de edição audiovisual, combinando conceitos, teorias, repertórios e interações com artistas, pesquisadores, professores e profissionais do campo audiovisual. O curso é estruturado em torno de uma websérie educativa composta por 11 episódios, com duração média de 12 minutos. Os episódios funcionam como aulas, cada qual acompanhada de objetos de aprendizagem e atividades complementares, acessados por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle e será ofertado a partir do mês de outubro, gratuitamente.
A escolha pelo formato da websérie ficcional educativa reflete uma crítica ao modelo tradicional da Educação a Distância (EaD) que, geralmente, se baseia em vídeoaulas instrucionais, limitando o processo formativo à ideia de transferência de conhecimento. Em outra direção, Mundo-Imagem propõe uma experiência pedagógica que situa o estudante como agente do processo pedagógico, convocando um tipo de formação que é, no mesmo gesto, pedagógica e estética, ao explorar as múltiplas possibilidades criativas oferecidas pela linguagem audiovisual.
A Websérie Mundo-Imagem
Em cada episódio, Joy enfrenta as complexidades e os dilemas do processo criativo, contando com o apoio de seus amigos, Maya e Trapo, além de artistas, professores, youtubers e pesquisadores que cruzam seu caminho. Ao longo dessa jornada, Joy se dá conta de que o cinema vai muito além da técnica, das câmeras e computadores: é uma descoberta profunda sobre como sua vida, seu corpo, seu território e suas memórias se entrelaçam às imagens e sons que a cercam.
SERVIÇO
O quê: Escola Porto Iracema das Artes lança websérie educativa “Mundo-Imagem”
Quando: 04 de setembro, às 16h
Onde: Cinema do Dragão
Gratuito e aberto ao público